Jacareí

Município de médio porte (216.432 habitantes, 2013), alta densidade demográfica (466,18 habitantes por km2; Estado de São Paulo – 170,43), alta urbanização (98,62%) e discreto predomínio feminino da população, que é jovem em comparação ao Estado e região. A análise das pirâmides demográficas (Acesse o Infográfico) mostra o acompanha-­‐ mento da tendência nacional de redução da fecundidade e mortalidade infan2l, e aumento da expecta2va de vida. A taxa geométrica de crescimento da população de 2010 a 2013 foi posi2va (0,84aa), maior do que o Estado mas me-­‐ nor do que a Região (1,16aa). A renda per capita (R$ 702,14) é inferior ao valor da região e do Estado (R$ 853,75) e 19,25% dos domicílios, segundo o Censo de 2010, possuíam renda de até 1/2 salário mínimo. A taxa de analfabe2s-­‐ mo (3,79%) é menor do que a do Estado (4,33) e maior do que a da região. Esses índices caracterizam o município como tendo altos níveis de riqueza e bons indicadores sociais, o que deveria se refle2r em bom acesso e organização da rede de saúde. A população é jovem e cresce, o que implica em demandas também crescentes para a rede de serviços de saúde.

Página em construção.
 

PLANEJAMENTO

TERRITÓRIO

Uso do solo

CIDADE

LOCALIDADES

CULTURA, IDENTIDADES E CONEXÕES

Pátio dos Trilhos

A estação de Jacareí foi aberta em 1876 pela E. F. do Norte. Em 1925, foi entregue o prédio atual, demolindo-se o original. A linha, desativada definitivamente em 1996, ficou abandonada por anos, a linha permanecia limpa como se ainda fosse utilizada. O prédio foi reformado em 2000, para abrigar um centro cultural. Em fevereiro de 2004, foram retirados os trilhos da parte urbana da cidade, pela Prefeitura, mesmo contra a ordem da RFFSA e do Ministério Público. Deixaram os trilhos apenas em frente à velha estação, na cidade.

Fonte:http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jacarei.htm

Museu de Antropologia - Construído há mais de 150 anos, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) é sempre um agradável convite, seja para quem já vive na cidade ou para quem está de passagem. Cartão postal da XV de Novembro, região central de Jacareí, o prédio chama a atenção pela sua arquitetura de estilo neoclássico, que sempre encanta o visitante pela beleza e valor histórico. Fonte: http://www.jacarei.sp.gov.br/de-estilo-neoclassico-museu-e-atracao-em-jacarei-com-exposicoes-temporarias/

O povoamento do local iniciou-se em 1652 , com Antônio Afonso e seus filhos, Francisco, Bartholomeu, Estevam e Antônio, em terras de sua fazenda à margem do rio Paraíba.

Fonte:https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/saopaulo/jacarei.pdf