São Sebastião

Município de médio porte (79.395 habitantes, 2014), alta densidade demográfica (198,65 habitantes por km2; Estado de São Paulo – 170,43), alta urbanização (98,87) e discreto predomínio feminino da população, que é jovem em comparação ao Estado e região. A análise das pirâmides demográficas (Figura 1) mostra o acompanhamento da tendência nacional de redução da fecundidade e mortalidade infantil, e aumento da expectativa de vida.  A taxa geométrica de crescimento da população de 2010 a 2014 foi positiva (1,85aa), superior ao Estado e Região (1,62aa). A renda per capita (R$ 697,24) é superior ao valor da região e inferior ao do Estado (R$ 853,75) e 20,05% dos domicílios, segundo o Censo de 2010, possuíam renda de até 1/2 salário mínimo. A taxa de analfabetismo (5,85 %) é maior do que a do Estado (4,33) e região.  O Índice paulista de responsabilidade social caiu de 1, em 2008, para 2 em 2010 (município com bons níveis de riqueza porém sem bons indicadores sociais), um desafio para a organização da rede de saúde e garantia do acesso universal. A população é jovem, mas cresce e envelhece rapidamente (passou de 4 a 5,4% da população, entre 2000 e 2010), o que implica em demandas também crescentes para a rede de serviços de saúde.

Página em construção.
 

PLANEJAMENTO

TERRITÓRIO

Uso do solo

CIDADE

LOCALIDADES

CULTURA, IDENTIDADES E CONEXÕES

Sítio Arqueológico de São Francisco

Quem visita São Sebastião à procura de suas praias e paisagens belíssimas, não imagina o Patrimônio Cultural que muitas vezes se esconde nas encostas da Serra do Mar. No secular Bairro de São Francisco, reduto de pescadores e caiçaras, a Mata Atlântica guarda um importante sítio arqueológico com cerca de 200 anos de história, ruínas de uma enorme e rica fazenda de escravos. Hoje da antiga fazenda restaram ainda colunas, paredes, escadarias em pedra, terraços com floreiras, muros de contenção ornados com figuras, aquedutos, arcos sobre pequenos vales, canaletas em pedra, um oratório e fornos que juntamente com fragmentos de faiança, porcelana, cerâmica, cachimbos e demais testemunhos materiais, compõem um impressionante sítio arqueológico com cerca de 3000 m2 de restos construtivos.

Fonte: http://www.saosebastiaosp.com.br/ecoturismo.asp?ecoturismo=5

Trilhas e Cachoeiras

Com uma beleza surpreendente, a presença dos ecossistemas da Mata Atlântica, Serra do Mar e da Zona Costeira garantem a diversidade ecológica em toda a extensão de São Sebastião.

São trilhas, cachoeiras com diversos níveis de quedas d’água, formações naturais, mata com fácil acesso e grande diversidade de atrativos, que permitem uma rica experiência no contato com a flora e a fauna da região durante o ano todo.

As trilhas ao longo da costa atendem tanto aos iniciantes em atividades de ecoturismo quanto aos praticantes mais experientes, incluindo rapel, tirolesa, cascading e Bird watching.

Fonte: http://turismo.saosebastiao.sp.gov.br/pt/o-que-fazer/atrativos-e-atividades/trilhas-e-cachoeiras/

Passeios Náuticos

Praias e ilhas paradisíacas, cercadas de águas transparentes, permitem um contato direto com a vida marinha da região e muita diversão e aventura no mar. E o meio de transporte é você quem escolhe: canoas, caiaques, stand up paddle, jet ski, barcos ou iates.

E ainda como um presente da natureza, você poderá ser surpreendido por cardumes de raias, golfinhos e até baleias que passeiam pela costa de São Sebastião.

Fonte: http://turismo.saosebastiao.sp.gov.br/pt/o-que-fazer/atrativos-e-atividades/passeios-nauticos/