Ubatuba

Município de médio porte (82.823 habitantes, 2014), média densidade demográfica (114,42 habitan-tes por km2; Estado de São Paulo – 170,43), alta urbanização (97,60) e discreto predomínio feminino da população, que é jovem em comparação ao Estado e região. A análise das pirâmides demográficas (Acesse o Infográfico) mostra o acompa-nhamento da tendência nacional de redução da fecundidade e mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida. A taxa geométrica de crescimento da população de 2010 a 2014 foi positiva (1,29aa), maior do que o Estado, mas menor do que a Região (1,62aa). A renda per capita (R$ 572,41) é inferior ao valor da região e do Estado (R$ 853,75) e 26,54% dos domicílios, segundo o Censo de 2010, possuíam renda de até 1/2 salário mínimo. A taxa de analfabetismo (5,82%) é maior do que a do Estado (4,33%) e região.

Esses índices caracterizam o município como tendo baixos níveis de riqueza e preocupantes indicadores sociais, desafios para a organização da rede de saúde e garantia do acesso universal. A população é jovem, mas cresce e envelhece rapidamente (passou de 4,2 a 6,2% da população, entre 2000 e 2010), o que implica em demandas também crescentes para a rede de serviços de saúde.

(Dados: Fundação Seade, perfil municipal, consulta em 05 de maio de 2014)

Página em construção.
 

PLANEJAMENTO

TERRITÓRIO

Uso do solo

CIDADE

LOCALIDADES

CULTURA, IDENTIDADES E CONEXÕES

O Aquário de Ubatuba conta com 12 tanques de água salgada que dão a oportunidade de o turista conhecer de perto a complexidade do mundo marinho. Lá se encontra o maior tanque marinho do Brasil, com 80.000 litros e diversos representantes da fauna local, espécies de raias, tubarão-lixa, moréia pintada, lagostas, budiões, donzelas, garoupas, dentre outros.
Fonte: http://www.aquariodeubatuba.com.br/

A base do Projeto Tartarugas Marinhas – TAMAR fica em Ubatuba e conta com um centro de visitantes onde estão expostos tanques com exemplares vivos de diferentes espécies de tartarugas marinhas. Ali o turista é conscientizado sobre a importância da preservação da espécie, pode ver uma maquete representando a desova e nascimento dos filhotes, painéis fotográficos, museu com peças naturais, auditório para exibição de vídeos e biblioteca para consulta. Além disso há loja de souvenirs e lanchonete.
Fonte: http://www.tamar.org.br/base.php?cod=21

O Parque Estadual da Ilha de Anchieta está localizado no município de Ubatuba e é administrado pelo Instituto Florestal. Dispõe de 828 hectares de área que abrigam a rica fauna da Mata Atlântica, habitar de animais como capivaras, pacas, macacos-prego, sagüis, quatis, gambás, lagartos, preguiças, tatus e cotias. São mais de 50 espécies de aves, entre as quais: sabiá, juriti, tangará, tiésangue, colerinha, saíra, bem-te vi, atobá, gaivota e beija-flor.
Fonte: http://www.roteirodeturismo.com.br/destino/sao-paulo/ubatuba/